Investimento:
Individual R$250,00
Casal R$400,00

Informações do Curso

Módulo 1: Boas-vindas e Fundamentos

• Apresentação e Objetivos do Curso:o Boas-vindas da TOTEMAX: Nossa missão em capacitar vidas
através da simulação realística.

  • Apresentação dos instrutores: Credenciais e experiência prática.
  • Objetivos do curso: O que os participantes aprenderão e como
    poderão aplicar esse conhecimento no dia a dia.
  • Importância dos Primeiros Socorros em Pediatria:
  • Estatísticas de acidentes e emergências domésticas envolvendo
    crianças.
  • O papel crucial do cuidador leigo nos primeiros minutos de uma
    emergência.
  • A diferença que a ação rápida e correta pode fazer no desfecho.

    Princípios Gerais de Atendimento:

     

  • Segurança da Cena: Prioridade número um: garantir que o
    ambiente seja seguro para o socorrista e para a vítima.
    Identificação de riscos.
    Acionamento de Serviços de Emergência (SAMU – 192 /
    Bombeiros – 193):
  • Quando e como chamar: Situações que exigem ajuda
    profissional imediata.
  •  Informações essenciais a serem fornecidas: Localização
    exata, tipo de emergência, número de vítimas, estado da
    vítima, número de contato.
  • A importância de permanecer na linha até orientação.
    o Cadeia de Sobrevivência Pediátrica:
  • Conceito: Prevenção, RCP precoce, acionamento rápido do
    serviço de emergência, suporte avançado de vida e
    cuidados pós-parada cardíaca.
    o Regra dos “3 C’s”: Checar, Chamar, Cuidar.
  • Checar: Segurança da cena e responsividade da criança.
  • Chamar: Acionar o serviço de emergência.
  • Cuidar: Iniciar as manobras de primeiros socorros.
    o Noções de Biossegurança: Uso de luvas e barreiras de proteção
    (máscaras de bolso) para evitar contaminação cruzada.
    o Aspectos Éticos e Legais: Breve abordagem sobre omissão de
    socorro e o papel do leigo no atendimento.

Módulo 2: Emergências de Via Aérea e Cardíacas
• Engasgo (Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho – OVACE):
o Identificação: Sinais de engasgo leve (tosse eficaz, criança consegue

  • emitir sons, respirar parcialmente).
  •  Sinais de engasgo grave (tosse ineficaz ou ausente,
    dificuldade extrema para respirar, cianose/arroxeamento
    dos lábios, incapacidade de emitir sons, perda de consciência).
  • Causas Comuns: Alimentos (uvas, salsicha, pipoca, etc.),
    pequenos objetos (brinquedos, moedas).

  • Prevenção: Corte adequado dos alimentos, ambiente seguro para
    crianças, supervisão.
  •  Ação (Baseado na Idade):
  • Engasgo leve: Estimular a tosse.
  • Engasgo grave em Lactentes (< 1 ano): 5 tapas nas costas (entre as escápulas) seguidos de 5 compressões torácicas.
    Repetir até desengasgar ou ficar inconsciente.
  • Engasgo grave em Crianças (> 1 ano): Manobra de Heimlich (compressões abdominais em J).
  • O que fazer se a criança ficar inconsciente durante o engasgo: Iniciar RCP.
  • Parada Cardiorrespiratória (PCR): o Identificação da PCR: Inconsciência, ausência de resposta,ausência de respiração (ou respiração agônica/gasping).
    Importante: Leigos não devem perder tempo checando pulso.
  • Causas Comuns de PCR em Pediatria: Diferente de adultos, geralmente por problemas respiratórios (hipóxia) ou choque.
  •  Reanimação Cardiopulmonar (RCP) de Alta Qualidade.

    (Teoria):
  • Frequência: 100-120 compressões por minuto.
  •  Profundidade: Cerca de 1/3 do diâmetro anteroposterior do tórax (aproximadamente 4 cm para lactentes, 5 cm para crianças).
  •  Retorno Total do Tórax: Permitir que o tórax retorne completamente entre as compressões.
  •  Minimizar Interrupções: Continuar as compressões o
    máximo possível.

    Ventilações:
  • Técnica (boca a boca/nariz para lactentes, boca aboca para crianças, uso de máscara de bolso).
  •  Ritmo: 2 ventilações a cada 30 compressões (para um socorrista) ou 2 ventilações
    a cada 15 compressões (para dois socorristas – profissional ou leigo capacitado).
  •  Quando parar a RCP: Chegada do serviço de emergência,
    exaustão do socorrista, ou se a criança reanimar.

Módulo 3: Emergências Neurológicas e Trauma

 

• Desmaios (Síncope):

  • Causas Comuns: Queda de pressão, desidratação, calor
    excessivo, hipoglicemia, emoções fortes (susto, dor).
  • Sinais e Sintomas: Tontura, palidez, suor frio, fraqueza, perda
    transitória da consciência.
  •  Ação:
  •  Deitar a criança em local seguro, elevar as pernas.
  •  Afrouxar roupas apertadas.
  •  Garantir ventilação.
  •  Oferecer água ou suco (se consciente e capaz de engolir)
    após a recuperação.
  •  Observar a recuperação e buscar atendimento médico se
    houver recorrência, trauma durante a queda, ou outros
    sintomas preocupantes.

     

     Crise Convulsiva:Tipos e Sinais:

  •  Convulsão Febril: Ocorre em crianças pequenas com febre
    alta.
  •  Crise Epiléptica (generalidades): Movimentos involuntários
    generalizados ou focais, rigidez muscular, salivação
    excessiva, perda de consciência.
  •  Primeiros Socorros:
  •  Segurança: Remover objetos próximos que possam causar
    lesão.
  •  Proteção: Proteger a cabeça da criança (colocar algo macio
    embaixo).
  •  Posicionamento: Virar a criança de lado (posição de
  • recuperação) se possível, para evitar aspiração de
    vômito/saliva.
  •  O que NÃO fazer: NUNCA segurar a criança com força,
    NUNCA colocar objetos na boca (risco de lesão).
  •  Observação: Cronometrar a duração da crise.

    Quando Buscar Ajuda Médica Imediata: Primeira crise, crise que dura mais de 5 minutos, múltiplas crises, dificuldade respiratória após a crise, trauma associado.

    Quedas e Traumatismos:
    Avaliação Inicial (Primária):

  • Nível de Consciência (AVPU: Alerta, Responde a Voz,
    Responde à Dor, Inconsciente).
  • Respiração e Circulação (identificar sangramentos graves).
  • Inspeção geral para lesões evidentes

  • Traumatismo Cranioencefálico (TCE):
  • Sinais de alerta para lesões graves: Perda de consciência prolongada, vômitos persistentes, dor de cabeça intensa e progressiva, sonolência excessiva/dificuldade para acordar, convulsão, alteração na fala ou visão, sangramento/líquor pelo nariz/ouvido, pupila desigual, hematomas atrás das orelhas ou ao redor dos olhos (sinal de Battle/Guaxinim).

    Quando ir ao hospital: Qualquer sinal de alerta, queda de
    altura significativa, perda de consciência.
  • Fraturas e Entorses:
  • Sinais: Dor intensa, inchaço, deformidade, incapacidade de mover o membro, hematomas.
  • Princípios básicos de imobilização (se necessário e seguro):
    Usar talas improvisadas (revistas, jornais) para dar suporte
    e minimizar a dor. NÃO tentar realinhar.


    Lesões na Coluna:
  • Suspeita: Quedas de altura (cama, escada), acidentes de trânsito, mergulho em águas rasas.
  • Ação: MANTER A CRIANÇA IMÓVEL na posição em que foi
    encontrada, aguardar a chegada de socorro especializado.

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